home    about    browse    search    latest    help 
Login | Create Account

Liberação de Fósforo de Resíduos de Plantas de Cobertura Cultivadas em Latossolo Vermelho Sob Sistema Plantio Direto por Longa Duração

CASALI, C.A.; KAMINSKI, J.; SANTOS, D.R.; CALEGARI, A.; TIECHER, T.; PICCIN, R. and BELLINASO, R.J.S. (2012) Liberação de Fósforo de Resíduos de Plantas de Cobertura Cultivadas em Latossolo Vermelho Sob Sistema Plantio Direto por Longa Duração. [Phosphorus release by cover crops in an Oxisol under long term No-til.] In: Proceedings of the IX REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (Southern Brazilian Meeting of Soil Science).

[thumbnail of 2012 - Casali - RSBCS.pdf]
Preview
PDF - Published Version - Portuguese/Portugues
246kB


Summary

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a liberação de P a partir da decomposição dos resíduos de plantas de cobertura. Em setembro de 2011, em um experimento instalado em 1986 sobre um Latossolo Vermelho aluminoférrico, no IAPAR, Pato Branco, PR, foram coletadas amostras da parte aérea das plantas de cobertura tremoço azul, ervilhaca comum, aveia branca, nabo forrageiro, centeio e trigo, manejadas sob SPD. Mediu-se a decomposição dos resíduos das plantas e a liberação de P por meio de bolsas de decomposição de poliéster, que foram coletadas aos 0,7,14,28,56 e 112 dias após o manejo das plantas. Avaliaram-se as taxas de decomposição e o tempo de meia vida da MSPA e do P. O delineamento estatístico utilizado foi de blocos casualizados com três repetições. Realizou-se a análise da variância e a comparação das médias por meio do teste SCOTT-KNOTT a 5% de probabilidade de erro. Verificou-se que a quantidade de P liberado dos resíduos das plantas não é dependente apenas da sua taxa de decomposição e do seu teor total de P. A ervilhaca comum e o centeio reciclaram a maior quantidade de P do solo, pois a primeira possui a maior capacidade de acumular P no tecido associado a um tecido com elevada taxa de decomposição, enquanto a segunda produziu elevada quantidade de MSPA. A liberação de P dos resíduos de plantas de cobertura deve ser levada em consideração para reduzir o uso de fertilizantes fosfatados nas culturas cultivadas em sequência.


EPrint Type:Conference paper, poster, etc.
Type of presentation:Paper
Subjects: Soil > Nutrient turnover
Crop husbandry > Soil tillage
Crop husbandry > Greenhouses and coverings
Farming Systems > Farm nutrient management
Research affiliation: Brazil > Other organizations
European Union > OSCAR
Horizon Europe or H2020 Grant Agreement Number:289277
Deposited By: ARAUJO, MR AUGUSTO
ID Code:29927
Deposited On:10 Apr 2016 09:46
Last Modified:10 Apr 2016 09:46
Document Language:Portuguese/Portugues
Status:Published
Refereed:Peer-reviewed and accepted

Repository Staff Only: item control page

Downloads

Downloads per month over past year

View more statistics