home    about    browse    search    latest    help 
Login | Create Account

Formas de fósforo no tecido de plantas anuais de inverno cultivadas em Latossolo Vermelho sob diferentes sistemas de manejo de solo

CASALI, C.A.; KAMINSKI, J.; SANTOS, D.R.; CALEGARI, A.; PICCIN, R.; GEBERT, F.H.; BELLINASO, R.J.S. and ROSSATO, L.F.R. (2012) Formas de fósforo no tecido de plantas anuais de inverno cultivadas em Latossolo Vermelho sob diferentes sistemas de manejo de solo. [Phosphorus forms in winter plants tissues in Red Latosol under different soil tillage systems.] In: Proceedings.

[thumbnail of 2012 - Casali - Fertbio Formas de fósforo.pdf]
Preview
PDF - English
65kB


Summary

As plantas de cobertura propiciam a proteção e a reciclagem de nutrientes do solo, como o fósforo (P). Contudo, o teor e as formas de acúmulo de P podem variar entre espécies e sistemas de manejo de solo. O objetivo do trabalho foi avaliar as formas de acúmulo de P no tecido vegetal de plantas anuais de inverno, manejadas sob Sistema Plantio Direto (SPD) e Cultivo Convencional (SCC). O experimento foi instalado em 1986 no Instituto Agronômico do Paraná, em Pato Branco-PR, sobre um Latossolo Vermelho aluminoférrico. Ele se baseia no uso de seis plantas anuais de inverno (trigo, aveia branca, centeio, ervilhaca, nabo forrageiro e tremoço azul) que foram manejadas sob SPD e SCC. Em maio de 2011 as espécies foram semeadas, sem o uso de fertilizantes, e em setembro de 2011 efetuou-se a coleta da parte aérea das plantas. No Laboratório de Química e Fertilidade do Solo da UFSM realizou-se o fracionamento de P do tecido vegetal, além da determinação dos teores de carbono total, nitrogênio total e P disponível do solo. A partir dos dados obtidos, conclui-se que as formas de acúmulo de P no tecido das plantas anuais de inverno variam em função da espécie e da disponibilidade de P no ambiente; para todas as plantas anuais de inverno o P inorgânico solúvel é a principal forma de acúmulo de P no tecido vegetal, principalmente quando são cultivadas em solos com maior disponibilidade de P, como sob SPD; Em ambientes com baixa disponibilidade de P, plantas anuais de inverno tendem a diminuir as formas solúveis de P e, ao mesmo tempo, acumular formas orgânicas estáveis, principalmente na forma de Prna e Plip.


EPrint Type:Conference paper, poster, etc.
Type of presentation:Paper
Subjects: Crop husbandry > Crop combinations and interactions
Soil > Nutrient turnover
Crop husbandry > Soil tillage
Crop husbandry > Greenhouses and coverings
Research affiliation: Brazil > Other organizations
European Union > OSCAR
Horizon Europe or H2020 Grant Agreement Number:289277
Deposited By: ARAUJO, MR AUGUSTO
ID Code:29924
Deposited On:10 Apr 2016 09:23
Last Modified:10 Apr 2016 09:23
Document Language:Portuguese/Portugues
Status:Published
Refereed:Peer-reviewed and accepted

Repository Staff Only: item control page

Downloads

Downloads per month over past year

View more statistics