home    about    browse    search    latest    help 
Login | Create Account

Acúmulo de nitrogênio e fósforo no tecido de plantas anuais de inverno manejadas sob sistema plantio direto e sistema de cultivo convencional

PICCIN, R.; KAMINSKI, J.; CASALI, C.A.; CALEGARI, A.; GEBERT, F.H.; SARTORI, R.J.B.; GUBIANI, E. and ROSSATO, L.F.R. (2012) Acúmulo de nitrogênio e fósforo no tecido de plantas anuais de inverno manejadas sob sistema plantio direto e sistema de cultivo convencional. [Nitrogen and phosphorus accumulation in winter cover crops tissues under no-till and conventional tillage.] In: Proceedings of the FERTBIO 2012.

[thumbnail of 2012 - Piccin - Fertbio.pdf]
Preview
PDF - Published Version - English
485kB


Summary

O sistema de manejo pode afetar a disponibilidade de nutrientes para as plantas, em decorrência do sistema de rotação de culturas e da quantidade de resíduo vegetal presente na superfície do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a quantidade de nitrogênio (N) e fósforo (P) acumulados no tecido vegetal de aveia preta, trigo, centeio, ervilhaca, nabo e tremoço azul, além de verificar seu estado nutricional de N e P. O experimento esta instalado no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Pato Branco, Paraná, em um Latossolo Vermelho aluminoférrico. Em maio de 2011 os tratamentos foram semeados, sendo seis plantas de cobertura: trigo, aveia preta, centeio, ervilhaca, nabo forrageiro e tremoço azul cultivados sob Sistema Plantio Direto (SPD) e Sistema de Cultivo Convencional (SCC). Em setembro de 2011efetuou-se a coleta do material verde da parte aérea, o qual foi seco a 65ºC e posteriormente digerido com uma mistura de H2SO4 e H2O2, onde foram determinados os teores de nitrogênio total (Ntotal) e fósforo total (Ptotal), também foi quantificado o teor de carbono das amostras, e por fim calculou-se o índice de nutrição de fósforo (P índex) e de nitrogênio (N índex). Realizou-se a comparação das médias das plantas anuais de inverno e dos sistemas de manejo de solo por meio do teste de SCOTT-KNOTT. O sistema de cultivo influencia no acúmulo de N e P, consequentemente no índice de nutrição dos mesmos, sendo maior no SPD. A ervilhaca e centeio possuem grande capacidade de reciclar P.


EPrint Type:Conference paper, poster, etc.
Type of presentation:Paper
Subjects: Soil > Nutrient turnover
Crop husbandry > Soil tillage
Crop husbandry > Greenhouses and coverings
Farming Systems > Farm nutrient management
Research affiliation: Brazil
Brazil > Other organizations
European Union > OSCAR
Horizon Europe or H2020 Grant Agreement Number:289277
Deposited By: ARAUJO, MR AUGUSTO
ID Code:29926
Deposited On:10 Apr 2016 09:43
Last Modified:10 Apr 2016 09:43
Document Language:Portuguese/Portugues
Status:Published
Refereed:Peer-reviewed and accepted

Repository Staff Only: item control page

Downloads

Downloads per month over past year

View more statistics