home    about    browse    search    latest    help 
Login | Create Account

Formas de fósforo no tecido de plantas anuais de inverno cultivadas em Latossolo Vermelho sob diferentes sistemas de manejo de solo

Downloads

Downloads per month over past year

View more statistics



CASALI, C.A.; KAMINSKI, J.; SANTOS, D.R.; CALEGARI, A.; PICCIN, R.; GEBERT, F.H.; BELLINASO, R.J.S. and ROSSATO, L.F.R. (2012) Formas de fósforo no tecido de plantas anuais de inverno cultivadas em Latossolo Vermelho sob diferentes sistemas de manejo de solo. [Phosphorus forms in winter plants tissues in Red Latosol under different soil tillage systems.] In: Proceedings.

[img]
Preview
PDF - English
65kB

Summary

As plantas de cobertura propiciam a proteção e a reciclagem de nutrientes do solo, como o fósforo (P). Contudo, o teor e as formas de acúmulo de P podem variar entre espécies e sistemas de manejo de solo. O objetivo do trabalho foi avaliar as formas de acúmulo de P no tecido vegetal de plantas anuais de inverno, manejadas sob Sistema Plantio Direto (SPD) e Cultivo Convencional (SCC). O experimento foi instalado em 1986 no Instituto Agronômico do Paraná, em Pato Branco-PR, sobre um Latossolo Vermelho aluminoférrico. Ele se baseia no uso de seis plantas anuais de inverno (trigo, aveia branca, centeio, ervilhaca, nabo forrageiro e tremoço azul) que foram manejadas sob SPD e SCC. Em maio de 2011 as espécies foram semeadas, sem o uso de fertilizantes, e em setembro de 2011 efetuou-se a coleta da parte aérea das plantas. No Laboratório de Química e Fertilidade do Solo da UFSM realizou-se o fracionamento de P do tecido vegetal, além da determinação dos teores de carbono total, nitrogênio total e P disponível do solo. A partir dos dados obtidos, conclui-se que as formas de acúmulo de P no tecido das plantas anuais de inverno variam em função da espécie e da disponibilidade de P no ambiente; para todas as plantas anuais de inverno o P inorgânico solúvel é a principal forma de acúmulo de P no tecido vegetal, principalmente quando são cultivadas em solos com maior disponibilidade de P, como sob SPD; Em ambientes com baixa disponibilidade de P, plantas anuais de inverno tendem a diminuir as formas solúveis de P e, ao mesmo tempo, acumular formas orgânicas estáveis, principalmente na forma de Prna e Plip.


EPrint Type:Conference paper, poster, etc.
Type of presentation:Paper
Subjects: Crop husbandry > Crop combinations and interactions
Soil > Nutrient turnover
Crop husbandry > Soil tillage
Crop husbandry > Greenhouses and coverings
Research affiliation: Brazil > Other organizations
European Union > OSCAR
H2020 or FP7 Grant Agreement Number:289277
Deposited By: ARAUJO, MR AUGUSTO
ID Code:29924
Deposited On:10 Apr 2016 09:23
Last Modified:10 Apr 2016 09:23
Document Language:Portuguese/Portugues
Status:Published
Refereed:Peer-reviewed and accepted

Repository Staff Only: item control page