home    about    browse    search    latest    help 
Login | Create Account

Sistemas orgânicos de produção animal: dimensões técnicas e econômicas

de Figueiredo, Elsio Antônio Pereira and Soares, João Paulo Guimarães (2012) Sistemas orgânicos de produção animal: dimensões técnicas e econômicas. Paper at: Anais da 49a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. A produção animal no mundo em transformação. , Brasília – DF, 23 a 26 de Julho de 2012 .

[thumbnail of 21463.pdf]
Preview
PDF - English
605kB


Summary

Sistema orgânico de produção animal é todo aquele que mantém uma visão holística da propriedade integrando produção animal e vegetal. Não permite o uso de agrotóxicos, medicamentos químicos, hormônios sintéticos, transgênicos-ogm; restringe a utilização de adubos químicos; inclui ações de conservação dos recursos naturais; e considera aspectos éticos nas relações sociais internas da propriedade e no trato com os animais. No Brasil existem 90 mil produtores orgânicos, sendo 14 mil certificados que movimentam US$ 200 milhões com produtos de origem animal, vegetal e coprodutos, colocando o país na décima terceira posição em produção e o quinto em área (1,77 milhões ha) do mundo. Os principais produtos de origem animal produzidos anualmente no Brasil são a carne de frango (550 mil cabeças) e bovina (13,8 mil cabeças), ovos (720 mil dúzias) e leite (6,8 milhões de litros). A Embrapa obteve resultados importantes relacionados ao desenvolvimento de genótipos de galinhas para produção de carne e ovos mais adaptados a produção colonial/orgânica/agroecológica, pelas linhagens Embrapa 041 (2,5kg/84dias) e 051 (255 ovos/ave/ano). Identificou-se que o sistema SISCAL, apresentou desempenho satisfatório, com a utilização da raça Moura e seus cruzamentos indicando viabilidade na produção orgânica de carne suína, sobretudo para produtos com valor agregado. O balanço de MS, proteína bruta e energia do sistema orgânico de produção leite foi positivo utilizando-se pastagens de capim-tanzania em consórcio com calopogônio (9,9ton/MS/ano; 10,5% PB; 55,9% NDT) sob pastejo de vacas mestiças (¾ gir x ¼ holandês) com média de 8,9kg leite/vaca/dia e suplementadas com os volumosos: capim-elefante (20,1ton/MS/ano; 8,9% PB; 58,7% NDT), cana-de-açúcar (29,9ton/MS/ano; 7% PB; 43,6% NDT) consorciados com siratro e guandu respectivamente, além do concentrado de 18%PB (2kg/vaca/dia).


EPrint Type:Conference paper, poster, etc.
Type of presentation:Paper
Keywords:Sistema agroecológico, Produção animal, Carne, Leite, Ovos, Pastagens, Agricultura sustentável. Term code 437 Animal production.
Subjects: Animal husbandry > Production systems > Dairy cattle
"Organics" in general
Animal husbandry > Production systems > Beef cattle
Research affiliation: Brazil > Other organizations
Deposited By: Hansen, Grethe
ID Code:21463
Deposited On:08 Oct 2012 19:02
Last Modified:08 Oct 2012 19:02
Document Language:Portuguese/Portugues
Status:Published
Refereed:Not peer-reviewed

Repository Staff Only: item control page

Downloads

Downloads per month over past year

View more statistics