home    about    browse    search    latest    help 
Login | Create Account

Alteração nos teores de carbono e fósforo orgânico em um Latossolo após 23 anos sob diferentes preparos de solo e culturas de inverno

CASALI, C.A.; TIECHER, T.; SANTOS, D.R.; CALEGARI, A.; PICCIN, R.; BENDER, M.A.; GUBIANI, E.; BELLINASO, R.J.S. and Schaefer, G. (2012) Alteração nos teores de carbono e fósforo orgânico em um Latossolo após 23 anos sob diferentes preparos de solo e culturas de inverno. [Change in carbon content and organic phosphorus on a Latosol after 23 years under different soil tillage and winter cover crops.] In: Proceedings of the FERTBIO 2012, Maceió.

[thumbnail of 2012 - Casali - Tales Fertbio.pdf]
Preview
PDF - Published Version - Portuguese/Portugues
58kB


Summary

O fósforo (P) orgânico é importante fonte de fosfato para as plantas, tanto em ambientes naturais quanto em solos cultivados. O cultivo de plantas com alta capacidade de reciclagem de P pode aumentar a importância das formas orgânicas na disponibilização de fosfato, especialmente quando o solo não é revolvido O presente estudo objetivou avaliar em um solo muito argiloso sob longo período de cultivo (i) o efeito de diferentes preparos de solo e (ii) o efeito do cultivo de diferentes espécies de plantas de inverno, no teor de carbono e fósforo orgânico do solo. Em 1986 foi estabelecido o experimento com seis tratamentos de inverno (tremoço azul, ervilhaca peluda, aveia preta, nabo forrageiro, trigo e pousio) implantados num Latossolo Vermelho Aluminoférrico na região sudoeste do Paraná, sob sistema plantio direto (SPD) e sistema de cultivo convencional (SCC). As amostras de solo foram coletadas em outubro de 2009 em cinco profundidades (0-5, 5-10, 10-20, 20-30 e 30-40 cm). Sistemas de manejo do solo conservacionistas, como o SPD, aumentam o teor de carbono e fósforo orgânico total do solo da camada superficial comparativamente ao SCC, mas não é suficiente para recuperar os teores de carbono orgânico total original do solo sob mata nativa. O cultivo de plantas durante o inverno aumenta o teor de carbono orgânico total do solo independentemente do sistema de manejo de solo adotado, mas não altera o teor de P orgânico total do solo estimado pelo método de ignição.


EPrint Type:Conference paper, poster, etc.
Type of presentation:Paper
Subjects: Soil > Nutrient turnover
Crop husbandry > Soil tillage
Crop husbandry > Greenhouses and coverings
Research affiliation: Brazil
Brazil > Other organizations
European Union > OSCAR
Horizon Europe or H2020 Grant Agreement Number:289277
Deposited By: ARAUJO, MR AUGUSTO
ID Code:29929
Deposited On:24 Apr 2016 13:14
Last Modified:24 Apr 2016 13:14
Document Language:Portuguese/Portugues
Status:Published
Refereed:Not peer-reviewed

Repository Staff Only: item control page

Downloads

Downloads per month over past year

View more statistics