home    about    browse    search    latest    help 
Login | Create Account

Estabilidade de agregados de um Latossolo Vermelho sob diferentes plantas de coberturas de inverno e sistemas de preparo do solo.

Amadori, C.; Conceição, P.C.; Casali, C.A.; Calegari, A. and Santos, D.R. (2013) Estabilidade de agregados de um Latossolo Vermelho sob diferentes plantas de coberturas de inverno e sistemas de preparo do solo. [Soil aggregate stability of a Red Latosol under different winter cover crops and tillage systems.] In: Proceedings of the XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (Brazilian Congress of Soil Science).

[thumbnail of Estabilidade de agregados de um Latossolo Vermelho sob diferentes plantas de coberturas de inverno e sistemas de preparo do solo..pdf]
Preview
PDF - Published Version - Portuguese/Portugues
251kB


Summary

Os sistemas de manejo agrícolas interferem nas características físicas do solo, principalmente na agregação. O objetivo deste estudo foi avaliar a estabilidade de agregados do solo de um experimento de longa duração com plantas de cobertura de inverno e sistemas de preparo do solo. O experimento teve início no ano de 1986, no Instituto Agronômico do Paraná, em Pato Branco sob um Latossolo Vermelho aluminoférrico. Os tratamentos são uma combinação entre coberturas de solo: aveia preta, centeio, ervilhaca comum, ervilhaca peluda, nabo forrageiro, tremoço azul, trigo e pousio, e sistemas de preparo: plantio direto (PD) e plantio convencional (PC), dispostos em parcelas subdivididas com três repetições. As amostras de solo foram coletadas em 2012, nas profundidades de 0 a 5, 5 a 10 e 10 a 20 cm. A estabilidade de agregados foi determinada através de tamisamento a úmido, e posteriormente calculado o índice de diâmetro médio ponderado (DMP) dos agregados. O PD apresentou maior DMP na profundidade de 0 a 5 cm, enquanto que para o PC, o maior DMP ocorreu de 10 a 20 cm de profundidade. O pousio obteve o menor DMP diferindo das espécies de cobertura de inverno, para o PD de 0 a 5 e 5 a 10 cm de profundidade. A utilização de espécies de cobertura de inverno associada a sistemas conservacionistas de preparo do solo, com mínimo revolvimento, promove maior estabilidade da agregação do solo.


EPrint Type:Conference paper, poster, etc.
Type of presentation:Paper
Subjects: Crop husbandry > Crop combinations and interactions
Crop husbandry > Soil tillage
Soil
Farming Systems > Farm nutrient management
Research affiliation: Brazil
Brazil > Other organizations
European Union > OSCAR
Horizon Europe or H2020 Grant Agreement Number:289277
Deposited By: ARAUJO, MR AUGUSTO
ID Code:29907
Deposited On:24 Apr 2016 13:09
Last Modified:24 Apr 2016 13:09
Document Language:Portuguese/Portugues
Status:Published
Refereed:Peer-reviewed and accepted

Repository Staff Only: item control page

Downloads

Downloads per month over past year

View more statistics