home    about    browse    search    latest    help 
Login | Create Account

Memória de horta orgânica comunitária em solo urbano

Do Amaral , Adriana and R. M Von Simson , Olga R. M Von Simson (2013) Memória de horta orgânica comunitária em solo urbano. In: Altieri, Miguel A.; Sarandon, Santiago; Morales, Carmen Felipe; Funes, Fernando and Siura, Saray (Eds.) Congreso Latinoamericana de agroecologia articulos completos, Sociedad Centifica Latinoamericana de Agroecologia (SOCLA), Lima, Peru.

[thumbnail of 25091.pdf]
Preview
PDF - Portuguese/Portugues
336kB


Summary

Pesquisa-ação em desenvolvimento junto ao movimento de horta orgânica comunitária Vila Esperança, situado na próspera cidade econômica e tecnologicamente desenvolvida de Campinas (Estado de São Paulo – Brasil), foi idealizada como ação promotora de saúde para ressignificar área pública degradada, utilizada como bota-fora de lixo e resíduos de materiais de construção civil.
Em 2007, foi realizada a oficina "Comunidade Saudável" com representantes do poder público, universidade e lideranças comunitárias com perguntas condutoras para responderam “O que é mais importante, possível realizar / proporcionar uma comunidade saudável na região dos Amarais?”. A sugestão foi trabalhar nos eixos saúde, meio ambiente e educação; entre as propostas foi escolhida a implantação de hortas comunitárias.
Da proposta inicial de horta comunitária, o movimento passou por várias fases: solicitação de cessão de área pública, fundação de uma Associação para ser a beneficiaria da área, instalação de ponto de água, iniciativas de produção, organização do grupo, orientações para produção de olericultura orgânica.
Atualmente o grupo de agricultores e agricultoras da horta recebe orientações para a produção de hortaliças orgânicas. O programa é estruturado em preparo do solo e adubação verde, compostagem, produção de mudas, tratos culturais, pragas e doenças, colheita e comercialização.
A pesquisadora acompanha e colabora com o planejamento da implantação da horta comunitária, mantém um caderno de memória das atividades da horta, e através da metodologia de história oral, coleta depoimentos dos agricultores e agricultoras sobre o processo de migração para a região estudada e sobre as transformações territoriais, as questões socioambientais, de saúde e de consolidação da horta comunitária no bairro.
Desta experiência formamos um mosaico de histórias que se cruzam e entrecruzam com questões sociais, migração, adensamento populacional, transição entre rural e urbano, mudanças de hábitos e alimentação, qualidade de vida urbana. Entretanto, observamos desafios deste empreendimento: importância do trabalho coletivo, da produção sem uso de agrotóxicos e a sustentabilidade social, econômica e ambiental.


EPrint Type:Conference paper, poster, etc.
Type of presentation:Poster
Subjects: Farming Systems
Farming Systems > Social aspects
Research affiliation: International Conferences > 2013: IV Congreso Latinoamericano de Agroecologia - SOCLA
Deposited By: Sociedad cientifica, Latinoamericana de Agroecologia
ID Code:25091
Deposited On:29 Apr 2014 08:26
Last Modified:29 Apr 2014 08:26
Document Language:Portuguese/Portugues
Status:Published
Refereed:Peer-reviewed and accepted

Repository Staff Only: item control page

Downloads

Downloads per month over past year

View more statistics