home    about    browse    search    latest    help 
Login | Create Account

Levantamento, uso da Agrobiodiversidade e as redes de troca realizados pelas mulheres agricultoras no Projeto de Assentamento Mártires de Abril

Almeida de Alburquerque, Adna and Oliveira da Silva, Regina (2013) Levantamento, uso da Agrobiodiversidade e as redes de troca realizados pelas mulheres agricultoras no Projeto de Assentamento Mártires de Abril. In: Altieri, Miguel A.; Sarandon, Santiago; Morales, Carmen Felipe; Funes, Fernando and Siura, Saray (Eds.) Congreso Latinoamericana de agroecologia articulos completos, Sociedad Centifica Latinoamericana de Agroecologia (SOCLA), Lima, Peru.

[thumbnail of 25090.pdf]
Preview
PDF - Portuguese/Portugues
571kB


Summary

As mulheres do campo acumulam conhecimento sobre os seus ecossistemas incluindo a gestão das pragas, a conservação do solo, o desenvolvimento e uso dos recursos genéticos de plantas e animais(FAO 1999). Estudos sobre a agrobiodiversidade podem promover subsídios para se estabelecer diretrizes políticas para gerar recursos e auxílios na elaboração de planos de desenvolvimento para Assentamentos da Reforma Agrária. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo o levantamento e uso da agrobiodiversidade assim como, identificar as redes de trocas de sementes e mudas no PAS-MA na Ilha de Mosqueiro, Pará -Brasil. Foram utilizados métodos participativos, identificação aplicação de questionário semi-estruturado à pessoas-chave enfatizando a questão de gênero. Foi levantado e espacializado o uso dos recursos naturais nas áreas de produção e realizada a categorização das redes de troca de sementes e mudas no Assentamento. Dos 59% de questionários respondidos, foram citadas 386 etnovariedades inseridas em 256 etnoespécies, das quais 151 estão representadas ao nível de gênero ou espécie, distribuídas em 63 famílias botânicas. Foram identificadas seis categorias de uso para as etnovariedades e sua localização nos espaços do Assentamento. A origem das sementes e mudas utilizadas nas redes de troca tem procedência tanto do meio urbano quanto do meio rural. A obtenção destas plantas e mudas foi categorizada por meio das relações que envolvem os assentados com outros assentados, com as Instituições e com o meio ambiente. As agricultoras de pequena escala desenvolvem papel importante na preservação dos recursos genéticos das plantas e na conservação e manejo da agrobiodiversidade.


EPrint Type:Conference paper, poster, etc.
Type of presentation:Paper
Subjects: Farming Systems > Farm economics
Farming Systems
Farming Systems > Social aspects
Research affiliation: International Conferences > 2013: IV Congreso Latinoamericano de Agroecologia - SOCLA
Deposited By: Sociedad cientifica, Latinoamericana de Agroecologia
ID Code:25090
Deposited On:29 Apr 2014 08:45
Last Modified:29 Apr 2014 08:45
Document Language:Portuguese/Portugues
Status:Published
Refereed:Peer-reviewed and accepted

Repository Staff Only: item control page

Downloads

Downloads per month over past year

View more statistics